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e Equipamentos


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Segmento garrafas

O butano e o propano são gases de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamáveis que se obtêm a partir da destilação do petróleo bruto. As diferenças entre o gás butano e o gás propano são a sua composição química, conferindo-lhes características específicas que potenciam as suas aplicações.

 

Gás butano - Indicado essencialmente para consumo doméstico (cozinha, águas quentes, aquecimento ambiente, etc.)

 

Gás propano - Indicado essencialmente para consumo profissional (hotelaria e restauração, indústria, serviços, etc.)

1. Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;

Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;


2. Contacte imediatamente o piquete de emergência Rubis Gás 808 242 001 (chamada local) ou através do n.º (+351) 219 364 160 (chamada para a rede fixa nacional). IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre;

 

3. Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;

 

4. Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;

 

5. Não fume, nem faça lume;

 

6. Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;

 

7. Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga.
 

•    Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;


•    Deve utilizar sempre as garrafas em pé;


•    Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;


•    Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;


•    Sempre que mudar a garrafa esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão, mas nunca faça lume para esta verificação;


•    Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;


•    Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez;

 

•    Verificar o prazo de validade das magueiras/liras. Utilizar sempre empresas certificadas.

As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas sempre que adquire uma nova garrafa, não devendo, assim, armazená-las em casa.

 

Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ou contacte a Sodigás. Caso tenha pago uma caução, com a entrega da garrafa e a apresentação do documento de caucionamento, ser-lhe-á restituído o valor da mesma.

 

Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar deste documento quando quiser devolver a(s) garrafa(s).

Como colocar um redutor na sua garrafa de gás em total segurança. É muito fácil.

 

 

 

Se tiver uma instalação de garrafas de 45 kg ou 11 kg de propano no exterior, deve garantir a existência de uma válvula adaptadora e um redutor de pressão.

 

A sua montagem deve ser assegurada por um técnico de gás qualificado, recomendado pelo seu revendedor Rubis Gás. Saiba mais aqui.

App Rubis Gás

  1. Fiz uma encomenda de uma botija de gás para a minha morada de residência habitual e outra igual para a minha casa de férias, mas os preços são diferentes. Porquê?

    Os preços praticados são da responsabilidade dos revendedores Rubis Gás. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços, por isso, caso as suas moradas de residência e de férias sejam servidas por revendedores distintos, poderá ter preços distintos.
  2. Porque não posso ver os preços dos produtos na App antes de fazer a encomenda?

    Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços. Assim, na App, só pode consultar os preços após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua zona.
  3. Porque é que quando faço uma encomenda me aparece um valor a pagar de caução?

    As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e estes disponibilizam as garrafas para utilização dos seus clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução só lhe será cobrada uma vez e ser-lhe-á restituída quando devolver a garrafa ao revendedor de gás, apresentando o documento de caucionamento que lhe foi entregue quando caucionou a garrafa.

    Se ao comprar uma garrafa de gás na App, tiver uma garrafa vazia para devolver, da mesma tipologia não lhe será cobrada caução.

    Deverá indicar:
    • No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver
    • No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve).

    Com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, será feito o cálculo e indicado se haverá lugar, ou não, à prestação de um valor de caução.
  4. Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?

    Quando estiver a fazer o seu pedido no retângulo "produtos e devoluções" indique o n.º de garrafas a devolver e a respetiva garrafa em "marca/produto". As garrafas de gás de outra marca, qualquer que seja a marca, são divididas em Leves (com uma embalagem de plástico) e Metálicas/aço. Basta selecionar uma destas situações sem necessitar de indicar qual é a marca.
  5. Porque me estão a cobrar taxa de serviço de entrega (ou de transporte) nalgumas garrafas?

    Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar esta taxa de serviço uma vez que têm custos acrescidos com a deslocação para entregar a garrafa ao domicílio.

  1. Posso cancelar/reagendar uma encomenda?

    Só pode cancelar/reagendar encomendas que ainda não tenham chegado ao estado “em distribuição”.

    Caso a encomenda ainda não se encontre no estado “em distribuição” poderá cancelá-la/reagendá-la através do menu “as minhas encomendas”.

    Se já não conseguir cancelar a encomenda na App poderá contactar o revendedor que irá fazer a entrega.
  2. O que é o serviço de encomenda expresso?

    O serviço expresso é um serviço de entregas de urgência dentro de um período de 1 hora, após a confirmação da encomenda do cliente.

    Este serviço pode não estar disponível em todos os revendedores e só está disponível até uma (1) hora antes do fecho para o almoço ou ao fim do dia.

    Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso.
  3. Tentei fazer uma encomenda, mas aparece uma mensagem "no momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si". O que faço?

    Infelizmente, de momento, não temos nenhum revendedor na aplicação que entregue na sua localidade. Poderá fazer a sua encomenda de gás telefonando para o revendedor da sua zona.

    Descubra onde atuamos aqui.

  1. Posso efetuar pagamentos diretamente na App?

    Sim. Os métodos de pagamento disponibilizados pelos revendedores na App Rubis Gás são:
    • Pagamentos online: via referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Contudo, alguns destes métodos de pagamento podem não estar ativos pelo revendedor da sua área.
    • Pagamentos contra-entrega: nesta opção de pagamento, no ato da entrega da garrafa, poderá pagar em numerário ou via multibanco.
    Os pagamentos disponíveis no momento da encomenda são da opção e responsabilidade de cada revendedor.

  1. Os preços dos equipamentos incluem portes?

    Os preços indicados incluem portes para Portugal Continental.
  2. O preço dos equipamentos inclui montagem?

    Não. O preço dos equipamentos não inclui a sua montagem.

    Se pretende este serviço:
    • E os equipamentos forem entregues por revendedores Rubis Gás - deverá acordar o serviço diretamente com o revendedor de gás que lhe faz a entrega do equipamento, caso ele preste este tipo de serviço;
    • E os equipamentos forem entregues por uma transportadora, poderá solicitar, ao revendedor Rubis Gás da sua zona, a montagem dos equipamentos, caso ele preste este serviço.
  3. Posso efetuar devoluções dos equipamentos a gás (ex.: Barbecues)?

    Sim. Pode efetuar a devolução do aparelho no prazo máximo de 14 dias. Para tal, o equipamento deverá estar inviolado na sua embalagem e sem sinais de uso.

    Todas as despesas referentes ao transporte de material devolvido são da inteira responsabilidade do cliente.
  4. Posso cancelar uma encomenda feita na App?

    Sim:
    • Caso a encomenda seja satisfeita por um revendedor Rubis Gás - poderá efetuar o cancelamento da mesma até ao momento em que seja feito o agendamento da entrega;
    • Caso a encomenda seja satisfeita via Spring-it – o cancelamento pode ser feito até ao momento em que a encomenda entra no estado “em distribuição”.
  5. Como posso pagar os aparelhos de gás?

    O pagamento poderá ser efetuado através de meios de pagamento online, tais como a referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Não é aceite o pagamento contra-entrega.
  6. Se cancelar uma encomenda, recebo o meu dinheiro de volta?

    Sim. Se já tiver efetuado o pagamento, o mesmo ser-lhe-á devolvido através do método de pagamento utilizado. Caso não seja possível a devolução automática através do método de pagamento utilizado, o pagamento será devolvido diretamente pelo revendedor Rubis Gás ou pela Spring-it.
  7. O aparelho que comprei tem garantia?

    Todos os produtos gozam do prazo de garantia contra defeitos de fabrico previsto na lei. Para usufruir da garantia, a fatura serve de prova de compra.

    Da garantia está excluída a má utilização, assim como a substituição das peças de desgaste rápido.

Por favor contacte a linha de suporte à App Rubis Gás através do n.º (+351) 212 496 655 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para suporteapprubisgas@rubisenergia.pt.

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