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Segmento garrafas
O butano e o propano são gases de petróleo liquefeito (GPL) altamente inflamáveis que se obtêm a partir da destilação do petróleo bruto. As diferenças entre o gás butano e o gás propano são a sua composição química, conferindo-lhes características específicas que potenciam as suas aplicações.
• Gás butano - Indicado essencialmente para consumo doméstico (cozinha, águas quentes, aquecimento ambiente, etc.)
• Gás propano - Indicado essencialmente para consumo profissional (hotelaria e restauração, indústria, serviços, etc.)
1. Corte imediatamente o fornecimento de gás da garrafa, colocando o manípulo do redutor na posição fechado;
Se a fuga se inflamar e apenas se for seguro fazê-lo, tape imediatamente o local da fuga com um pano molhado em água;
2. Contacte imediatamente o piquete de emergência Rubis Gás 808 242 001 (chamada local) ou através do n.º (+351) 219 364 160 (chamada para a rede fixa nacional). IMPORTANTE: Se possível, coloque a garrafa ao ar livre;
3. Ventile o local abrindo portas e janelas, provocando corrente de ar;
4. Não ligue nem desligue interruptores, campainhas ou equipamentos elétricos;
5. Não fume, nem faça lume;
6. Não use o telefone (fixo ou móvel) perto da fuga;
7. Desligue o quadro elétrico se estiver afastado do local da fuga.
• Deve verificar sempre se as garrafas cheias que lhe são entregues estão seladas;
• Deve utilizar sempre as garrafas em pé;
• Nunca guarde ou utilize garrafas em caves ou perto de grelhas ou esgotos;
• Se transportar uma garrafa de gás, faça-o colocando obrigatoriamente a garrafa na posição vertical assente sobre a sua base;
• Sempre que mudar a garrafa esteja atento a possíveis fugas que se detetam pelo cheiro característico. Se possível, verifique as ligações com espuma e sabão, mas nunca faça lume para esta verificação;
• Ao instalar aparelhos de queima (fogões, esquentadores, etc.) faça-o recorrendo a empresas e técnicos credenciados de forma a assegurar que são instalados por pessoas competentes em condições de segurança;
• Leia sempre as instruções de funcionamento e segurança dos aparelhos antes de utilizá-los pela primeira vez;
• Verificar o prazo de validade das magueiras/liras. Utilizar sempre empresas certificadas.
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e devem ser devolvidas sempre que adquire uma nova garrafa, não devendo, assim, armazená-las em casa.
Para devolver as suas garrafas de gás, dirija-se ou contacte a Sodigás. Caso tenha pago uma caução, com a entrega da garrafa e a apresentação do documento de caucionamento, ser-lhe-á restituído o valor da mesma.
Nota: Quando lhe for exigido o pagamento do valor da caução da(s) garrafa(s) de gás, solicite sempre um talão comprovativo desse pagamento e guarde-o em local seguro. Irá precisar deste documento quando quiser devolver a(s) garrafa(s).
Como colocar um redutor na sua garrafa de gás em total segurança. É muito fácil.
Se tiver uma instalação de garrafas de 45 kg ou 11 kg de propano no exterior, deve garantir a existência de uma válvula adaptadora e um redutor de pressão.
A sua montagem deve ser assegurada por um técnico de gás qualificado, recomendado pelo seu revendedor Rubis Gás. Saiba mais aqui.
App Rubis Gás
- Fiz uma encomenda de uma botija de gás para a minha morada de residência habitual e outra igual para a minha casa de férias, mas os preços são diferentes. Porquê?
Os preços praticados são da responsabilidade dos revendedores Rubis Gás. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços, por isso, caso as suas moradas de residência e de férias sejam servidas por revendedores distintos, poderá ter preços distintos. - Porque não posso ver os preços dos produtos na App antes de fazer a encomenda?
Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Cada revendedor é livre de praticar os seus preços. Assim, na App, só pode consultar os preços após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua zona. - Porque é que quando faço uma encomenda me aparece um valor a pagar de caução?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e estes disponibilizam as garrafas para utilização dos seus clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução só lhe será cobrada uma vez e ser-lhe-á restituída quando devolver a garrafa ao revendedor de gás, apresentando o documento de caucionamento que lhe foi entregue quando caucionou a garrafa.
Se ao comprar uma garrafa de gás na App, tiver uma garrafa vazia para devolver, da mesma tipologia não lhe será cobrada caução.
Deverá indicar:- No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver
- No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve).
Com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, será feito o cálculo e indicado se haverá lugar, ou não, à prestação de um valor de caução. - Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?
Quando estiver a fazer o seu pedido no retângulo "produtos e devoluções" indique o n.º de garrafas a devolver e a respetiva garrafa em "marca/produto". As garrafas de gás de outra marca, qualquer que seja a marca, são divididas em Leves (com uma embalagem de plástico) e Metálicas/aço. Basta selecionar uma destas situações sem necessitar de indicar qual é a marca. - Porque me estão a cobrar taxa de serviço de entrega (ou de transporte) nalgumas garrafas?
Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar esta taxa de serviço uma vez que têm custos acrescidos com a deslocação para entregar a garrafa ao domicílio.
- Posso cancelar/reagendar uma encomenda?
Só pode cancelar/reagendar encomendas que ainda não tenham chegado ao estado “em distribuição”.
Caso a encomenda ainda não se encontre no estado “em distribuição” poderá cancelá-la/reagendá-la através do menu “as minhas encomendas”.
Se já não conseguir cancelar a encomenda na App poderá contactar o revendedor que irá fazer a entrega. - O que é o serviço de encomenda expresso?
O serviço expresso é um serviço de entregas de urgência dentro de um período de 1 hora, após a confirmação da encomenda do cliente.
Este serviço pode não estar disponível em todos os revendedores e só está disponível até uma (1) hora antes do fecho para o almoço ou ao fim do dia.
Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso. - Tentei fazer uma encomenda, mas aparece uma mensagem "no momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si". O que faço?
Infelizmente, de momento, não temos nenhum revendedor na aplicação que entregue na sua localidade. Poderá fazer a sua encomenda de gás telefonando para o revendedor da sua zona.
Descubra onde atuamos aqui.
- Posso efetuar pagamentos diretamente na App?
Sim. Os métodos de pagamento disponibilizados pelos revendedores na App Rubis Gás são:- Pagamentos online: via referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Contudo, alguns destes métodos de pagamento podem não estar ativos pelo revendedor da sua área.
- Pagamentos contra-entrega: nesta opção de pagamento, no ato da entrega da garrafa, poderá pagar em numerário ou via multibanco.
- Os preços dos equipamentos incluem portes?
Os preços indicados incluem portes para Portugal Continental. - O preço dos equipamentos inclui montagem?
Não. O preço dos equipamentos não inclui a sua montagem.
Se pretende este serviço:- E os equipamentos forem entregues por revendedores Rubis Gás - deverá acordar o serviço diretamente com o revendedor de gás que lhe faz a entrega do equipamento, caso ele preste este tipo de serviço;
- E os equipamentos forem entregues por uma transportadora, poderá solicitar, ao revendedor Rubis Gás da sua zona, a montagem dos equipamentos, caso ele preste este serviço.
- Posso efetuar devoluções dos equipamentos a gás (ex.: Barbecues)?
Sim. Pode efetuar a devolução do aparelho no prazo máximo de 14 dias. Para tal, o equipamento deverá estar inviolado na sua embalagem e sem sinais de uso.
Todas as despesas referentes ao transporte de material devolvido são da inteira responsabilidade do cliente. - Posso cancelar uma encomenda feita na App?
Sim:- Caso a encomenda seja satisfeita por um revendedor Rubis Gás - poderá efetuar o cancelamento da mesma até ao momento em que seja feito o agendamento da entrega;
- Caso a encomenda seja satisfeita via Spring-it – o cancelamento pode ser feito até ao momento em que a encomenda entra no estado “em distribuição”.
- Como posso pagar os aparelhos de gás?
O pagamento poderá ser efetuado através de meios de pagamento online, tais como a referência multibanco, MB WAY ou cartão de crédito/débito. Não é aceite o pagamento contra-entrega. - Se cancelar uma encomenda, recebo o meu dinheiro de volta?
Sim. Se já tiver efetuado o pagamento, o mesmo ser-lhe-á devolvido através do método de pagamento utilizado. Caso não seja possível a devolução automática através do método de pagamento utilizado, o pagamento será devolvido diretamente pelo revendedor Rubis Gás ou pela Spring-it. - O aparelho que comprei tem garantia?
Todos os produtos gozam do prazo de garantia contra defeitos de fabrico previsto na lei. Para usufruir da garantia, a fatura serve de prova de compra.
Da garantia está excluída a má utilização, assim como a substituição das peças de desgaste rápido.
Por favor contacte a linha de suporte à App Rubis Gás através do n.º (+351) 212 496 655 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para suporteapprubisgas@rubisenergia.pt.